F.A.Q

Home » Dicas » F.A.Q
posted in Dicas
by
with 5 comments

F.A.Q

Tenho recebido muitas perguntas seja de amigos, parentes e até mesmo de gente desconhecida que acha meu blog na internet e me manda email para tirar algumas dúvidas. Isso me deixa muito feliz, é sinal que as pessoas confiam em mim e me consideram uma pessoa que entende do assunto :)
Resolvi reunir as perguntas mais frequentes e responde-las aqui para compartilhar com outras pessoas também, afinal é sempre bacana dividir experiências e poder aprender tb. Por isso deixo esse espaço aberto caso alguém queira complementar ou discordar de alguma coisa :)
Se quiser me perguntar alguma outra coisa, pode mandar email ou perguntar pelo twitter. 

Você fotografa em estúdio?
Não, prefiro fotografar em ambientes ao ar livre, com luz natural ou na própria casa dos clientes pois possuem uma cenário mais real. Mas se algum cliente fizer questão de me contratar para fotos em estúdio podemos conversar!

Suas fotos são muito espontâneas, como vc consegue isso?
Sempre procuro deixar meus clientes a vontade , esse é um outro motivo por eu preferir fotografar em ambientes naturais pois deixa as pessoas mais descontraídas..

Uma dica valiosa que para mim sempre funciona: Ao fazer um retrato de uma pessoa, (principalmente crianças) faço um clique com ela posando. Ao perceber que a câmera disparou, a pessoa relaxa, se desarma daquele sorriso forçado pois pensa que a foto já foi feita. Mero engano, é nesse momento que eu faço o segundo clique, muito mais natural.

Adoro fotografia e quero comprar minha primeira câmera profissional, qual vc me indica?
Essa pergunta é recorde, todo mundo faz! Vcs podem digitar no google e acharão muitos sites falando, “inicie pelo modelo x e y, e compre a lente x”.

Quer saber a minha resposta? “Eu não sei”. Isso mesmo que vc acabou de ler, não sei que câmera vc deve comprar, isso é questão de gosto. Se vc esta começando agora, não adianta investir em um super equipamento, então selecione alguns modelos que estão dentro do seu orçamento, vá até uma loja e peça para mexer em todas que vc se interessou. A câmera que seu coração bater mais forte será a escolhida :)

Canon ou Nikon?
Mais ou vez, para mim isso depende de gosto!  Não acho que uma marca seja melhor que a outra, ambas tem prós e contras. Eu comecei a fotografar com uma nikon e me acostumei melhor com o menu dela, por isso utilizo nikon. Não se deixe influenciar por “nikonzeiros” e “canonzeiros”, mexa nas duas e veja qual vc se identifica mais. 

Que tratamento de cor é esse que vc usa nas suas fotos e deixa com um tom tão bonito?
 O resultado da qualidade de uma foto está totalmente ligada a forma como ela foi tirada. Não tem essa de: “vou fazer uma foto com pressa e depois eu arrumo no photoshop”.

Fotografar com a exposição de luz adequada só vai facilitar e diminuir seu trabalho na hora de tratar. Eu não faço nada radical, mexo apenas em contraste e luz. O legal é cada um, com o tempo, definir um estilo próprio de tratamento :)


Leia também

5 Comments On This Topic
  1. Anna Lygia posted
    06/12/2011 at 6:25 pm

    É por essa generosidade (também) que me torno cada dia mais fã de vc e do seu trabalho! Post tudo de bom!

  2. Vitor posted
    06/12/2011 at 4:06 pm

    Adoro Mariletsssss e fico muito feliz que você esteja fazendo o que você gosta e sabe fazer. Ganhando muito ou pouco, sinto a felicidade e o amor em todas as suas fotos. Com certeza elas roubam isso de você! Parabéns!!!
    Beijãoooo

  3. Raoní Aguiar posted
    06/12/2011 at 3:58 pm

    Oi, Marília.
    Gostei das suas dicas.
    Essa de clicar duas vezes é ótima! ;)
    Abraço!

  4. Luciana posted
    06/12/2011 at 3:41 pm

    Tá ficando chique, prima, até FAQ tem agora! E super bem escritas e didáticas! Ai, q orgulho que eu tenho, viu?

  5. Marina Pedroso posted
    06/12/2011 at 3:08 pm

    Nada perguntei e aprendi muito.Falou com o coração.Bjs


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


/%postname%/