Tutorial #3 – dicas de ouro para melhorar suas fotos

Home » Dicas » Tutorial #3 – dicas de ouro para melhorar suas fotos
posted in Dicas
by
with 8 comments

Tutorial #3 – dicas de ouro para melhorar suas fotos

No post sobre a minha viagem muitas pessoas me falaram “nossa, mas até sua suas fotos com maquina compacta ficam boa, qual o segredo”. Eu sempre bato na mesma tecla de que fotografia é muito mais do que tecnica. A técnica é essencial, mas acima de tudo oque diferencia um fotografo mediano de um fotografo bom é o olhar e isso, curso ou faculdade nenhum ensina! Mas ninguém nasce com esse tal “olhar”. isso não é mágica, é fruto de muito estudo, é algo que se  aprende com o tempo, olhando referencias todos os dias, e sempre tentando achar um angulo diferente.

Bom, mas achei que seria legal dar algumas pequenas dicas de como melhorar as fotos. Isso serve tanto para quem tem uma maquina profissional e esta começando , como para donas de casa e pessoas “comuns” que querem melhorar suas fotos utilizando uma maquina normal :)

Vamos lá?

1-A linha do horizonte
Pode parecer besteira, mas para mim esse é um detalhe que faz completamente a diferença. Ao fotografar paisagens quase nunca nos preocupamos em segurar corretamente a camera tornando a foto ligeiramente torta. Talvez esse seja um detalhe que a pessoa veja a foto e nem repare, mas pode ter certeza, o cerebro do ser humano capta tudo, e seu inconsciente irá saber que algo ali esta errado. Quando as fotos estão no angulo certo, elas se tornam mais agradáveis de se ver. Veja o exemplo abaixo.

A foto esta ligeiramente inclinada, pode ser um detalhe bobo, mas compare com a foto abaixo e veja se não fica mais harmoniosa

2- Se preocupe com o cenário

Ao fazermos um retrato não nos preocupamos com oque aparece atras. Muitas vezes elementos em excesso podem acabar interferindo e chamando mais atenção do que o objeto fotografado. Por isso, movimente-se. Abaixe, fique na ponta dos pés, caminhe um pouco para a direita ou para a esquerda e veja qual o melhor angulo e enquadramento. Olhe o exemplo abaixo. A foto foi tirada pelo meu namorado, ele não é fotografo e não se preocupou com o cenário. Reparem no senhor a esquerda de vermelho e nas pessoas que aparecem atras de mim. A foto ficou confusa! (ps: Be, comece a prestar mais atenção nas dicas que eu te dou, ok?)

3-Cuidado com os “cortes”

Essa dica parece um pouco idiota, todo mundo vai falar “nossa, mas é claro que eu sei que não pode cortar o pé da pessoa da foto”. Sim, muitas pessoas sabem disso, e uma minoria (graças a Deus) continua cometendo esse erro. Mas oque poucos sabem é que não é apenas o pé que deve ser evitado de cortar. Ao fotografar uma pessoa evite fazer o corte em todas as partes que tem “juntas”: cintura, joelho, cotovelo e pescoço. Sempre corte um pouco acima ou um pouco abaixo. A foto ficará bem mais agradável de se ver :)

cortei um pouco acima da cintura e cotovelos (viu Be, assim que se faz)

4-Utilize linhas a seu favor.
Linhas sempre dão um charme a mais para as fotos! Abuse delas. Uma coisa que gosto e acho que valoriza a foto é coordenar a direção da linha com a orientaçao da foto (vertical ou horizontal)

Linhas horizontas = foto na horizontal

 

linha na vertical = foto na vertical

 

Para concluir. Na minha opinião a era Digital banalizou a fotografia e o “como” fotografar. Na época dos filmes analógicos, as pessoas tinham que pensar muito antes de clicar, afinal filme é caro e não podia fazer cliques a toa. Hoje em dia com as maquinas digitais as pessoas saem fotografando oque vêem pela frente, sem pensar, sem olhar, apenas clicam afinal se ficou ruim é fácil, é só deletar. Já ouvi falar de fotógrafos de casamento que fazem 3 mil fotos em um único dia. Acho isso um absurdo, seria mais fácil ele filmar o casamento e depois tirar os frames que quisesse.
Eu sempre tento me comportar como se estivesse fotografando com uma analógica. Sempre penso antes de fazer a foto, analiso  e estudo qual vai ser o melhor angulo.  Por isso movimente-se para achar o melhor angulo, aproxime-se do objeto, afaste-se do objeto. Não saia por ai disparando a toa.  E nunca tenha pressa, fotografia seja profissional, seja de uma viagem de final de semana deve ser feita com amor e acima de tudo com muita paciência.

E vc? tem alguma dica? Deixe seu comentario aqui embaixo contando. E não deixe de ler os outros posts da serie de Tutoriais :)

 


Leia também

8 Comments On This Topic
  1. Polarizing: S.O.S posted
    26/02/2013 at 5:37 pm

    [...] → Dicas para melhorar suas fotos idependente de sua camera (esse é meu :p ) [...]

  2. Victória posted
    15/02/2013 at 10:58 pm

    Sou apaixonada pelo seu BLOG. APAIXONADA! Como você edita suas fotos? qual efeito? qual programa? Estou melhorando com o seu blog e pretendo melhorar mais, sou amadora, minha câmera e uma coolpix pois não tenho dinheiro o suficiente para comprar uma profissional e mesmo com minha nikon coolpix suas dicas me ajudam muito. Tenho vontade de fazer um blog de fotografia mais não tenho experiência. Obrigado! Queria entrar em contato para você avaliar minhas fotos, bjsssssssss

    • Marilia posted
      21/02/2013 at 8:46 pm

      respondido por email v:)

  3. Bruno posted
    01/11/2011 at 9:23 am

    É óbvio que eu tirei a foto errada pra exemplificar COMO não tirar uma foto. Adorei as dicas e as fotos!

  4. Daniel Aviz posted
    01/11/2011 at 8:11 am

    olá

    Muito legal as dicas, dicas simples e muito profissionais que realmente fazem muita diferença nas fotos, e você passa elas de uma maneira muito simples de entender.
    Muito legal seu blog estou gostando bastante.

  5. moreno sedução posted
    31/10/2011 at 10:08 pm

    esse menino da foto é um gatinho.. miau miau

  6. anna lygia posted
    31/10/2011 at 8:19 pm

    me tornando sua fã!

  7. MARINA PEDROSO posted
    31/10/2011 at 6:39 pm

    Gostei!!Sempre é tempo de aprender e buscar o novo.;)


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


/%postname%/