Tutorial#1 – Entenda sua camera.

Home » Dicas » Tutorial#1 – Entenda sua camera.
posted in Dicas
by
with 3 comments

Tutorial#1 – Entenda sua camera.

Hoje começo uma série especial de posts para pessoas que curtem fotografia e querem entender um pouco mais desse mundo que para mim é tão mágico! Chega de fotografar com sua tecpix, chega de colocar a câmera no modo automático! Com um pouco de paciência e treino, a têcnica fica fácil, e dai em diante vc só precisa apurar seu olhar!

Bora aprender?

OBTURADOR , ABERTURA E TEMPO DE EXPOSIÇÃO


Os dois elementos fundamentais que controlam sua câmera são a abertura e  e o obturador. A Abertura é o orificio por onde a luz entra, como se fosse a iris do nosso olho. Quanto maior for a abertura, mais luz vai entrar e mais clara ficará sua foto. O Obturador controla a quantidade de tempo que esse orificio ficará aberto.  Ou seja, quanto mais tempo ficar aberto, também mais luz entrará. Esse tempo é chamado tempo de exposição ou velocidade. Para vc entender como funciona vou comparar com uma torneira enchendo um copo.

O copo é o sensor da camera (ou filme)
a torneira é abertura
a agua é a luz

Para encher o copo vc pode abrir a torneira totalmente ou só um pouco. Se vc abrir só um pouquinho a torneira, vai levar 1 hora para encher o copo. Mas se vc abrir a torneira totalmente, o copo vai encher em 10 segundos. Assim sendo: Se vc usar uma abertura grande, o tempo de exposição será menor. Se vc usar uma abertura pequena, vc precisa usar um tempo de exposição maior.

Vamos entender nos exemplos a seguir: (caso vc não consiga ler é só clicar nas imagens que elas aumentam)

 

As fotos acima permaneceram com a mesma abertura, oque eu variei foi o tempo de exposição. Mas o contrario também poderia ser feito. Eu poderia ter mantido o tempo de exposição igual e ir mudando apenas a abertura. Tá e vc vai me perguntar:
“se no final das contas o resultado é o mesmo, qual jeito eu devo escolher? ”

Respondo! pra fotografia acontecer nós podemos escolher varios caminhos, como no caso acima que  eu disse eu poderia ter feito de outra forma. Uma fotografia nada mais é do que o ajuste de elementos a fim de se conseguir a quantidade de luz necessária e adequada para o correto registro da imagem, a chamada exposição. Porém um elemento influi diretamente no outro, que consequentemente influi no resultado final da fotografia, como uma equação. Assim sendo, se no caso acima ao invez de mudar o tempo de exposicao, eu mudasse a abertura, eu poderia conseguir uma foto com a mesma quantidade de luz, mas alguma outra coisa na foto ficaria diferente. Ficou curioso pra saber como seria isso? No proximo post vc vai entender melhor ;)

 

 

 


Leia também

3 Comments On This Topic
  1. Chris Ribeiro posted
    01/07/2011 at 9:38 am

    Que sessão bacana!
    A questão do obturador foi super bem explicadinha. Ansiosa para os demais posts do tema,

    beijos e parabéns pelo blog! (:

  2. Mariana posted
    29/06/2011 at 2:22 pm

    OBAAAA! Post novo!
    Muito bem explicado, prima. Agora só falta eu ter dindim para comprar uma câmera decente… Hehe!
    Beeeeijo!

  3. RUBENS PEDROSO posted
    26/06/2011 at 9:50 pm

    Assim como na propaganda do novo Renault Sandero: UAAAU !!!
    Arrasou bella mia !!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


/%postname%/