Um passo adiante.

Home » Coisas do Blog » Um passo adiante.
posted in Coisas do Blog
by

Um passo adiante.

“Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho.”

Esse texto é de Steve Jobs mas ilustra com precisão oque significa o dia hoje.
Alguns sabem, outros não que fotografia sempre foi um hobby. Amava fotografar, ver fotografias, ler livros. Mas isso era apenas aos finais de semana. Dai com uma fotinho aqui outra ali eu comecei a ouvir “vc tem talento, investe nisso” . E eu pensava “onde já se viu transformar hobby em profissão…
Mas aí, sabe como é, vida dura, salário de estágio e eu precisava de uma grana a mais. “Então tá bom, vou fotografar um bebê ou outro, mas não quero que me chamem de fotografa ok?  isso é um hobby, apenas hobby!”

Daí eu resolvo fazer um blog. Não por profissão, apenas pra curtir meu hobby. Nada sério, nada premeditado. Quem quiser ler que leia, não to me importando muito com audiência não.

Daí que no primeiro post eu recebo (nem lebro mais quantos) email com as coisas mais lindas, falando do meu talento, me parabenizando, me incentivando. E eu: “Caramba….achei que era só um hobby… “

E quem disse que hobby não pode virar profissão dona Marília?
Pois eu sei bem quem disse, foi alguém que criou a regra que :

trabalho = coisa chata feita apenas para ganhar dinheiro
h
obby = coisas que vc gosta mto e  faz na hora do lazer

Cara, 90% das pessoas pensa isso, a humanidade pensa assim, fomos criados assim!! Me diz, vc ai que ta lendo? Concorda comigo né?
Pois é meu amigo, eu sei bem disso pois a minha vida inteira foi assim.

Mas enfim. O meu sonho era ser fotografa, e eu nunca corri atras disso. Sempre achei q não tinha capacidade, talento.  Dai eu entrei na depressão, sério to abrindo o jogo com vcs. A vida passou a ser indiferente, pois eu estava tão desanimada que nada tinha mais graça. Nada.
E quando a pessoa responsável pelo texto que vos escrevo hoje, chegou pra mim e disse: “Acho que vc tem que largar seu emprego, e ir atras do seu sonho” , sabe oque eu fiz? Eu gargalhei, de deboche mesmo! De raiva! “Como é que vc vem me sugerir essa coisa tão ridicula? que mundo vc vive?  isso não é Hollywood, eu tenho um aluguel pra pagar esqueceu? “

Pois bem, depois da depressão, veio a raiva. Pq eu queria ter a coragem de fazer exatamente isso, mas eu tinha medo. Medo de me arrepender, medo de ver que eu nao tinha talento, medo de ficar sem dinheiro e não poder pagar minhas contas. Medo do que os outros iam falar de mim. Medo de encarar a vida. De me encarar.

E por fim, veio a duvida. Será que é isso mesmo que eu quero? será que eu vou conseguir? será que vou conseguir trabalhos suficientes?

Por quase 2 meses eu fiquei nessa, alheia ao mundo, desesperada, sem saber que decisão tomar. Então, um dia, no auge do meu desespero, essa mesma pessoa me disse uma frase que mexeu muito comigo. Ela me disse que “ninguém está nessa vida a passeio”. Tá, pode ser uma frase idiota, sem sentido. Mas para mim aquilo bateu de um jeito que nem eu sei explicar.

E eu percebi que tudo aquilo que aquela pessoa falou de correr atras do sonho, pode até ser roteiro de novela, mas que no fundo, faz todo o sentido do mundo.

Por que não vou ter mais um vida depois dessa pra fazer oque eu gosto, porque amanha pode ser tarde. Porque dinheiro de emprego qualquer vai me fazer feliz do jeito que a fotografia me faz. Foda-se o amanha! Eu quero ser feliz agora! Hoje! Já!

Hoje pedi demissão do meu emprego e dou inicia a uma nova etapa da minha vida. A partir de setembro quando alguém me perguntar oque eu faço da vida, eu vou responder sem pensar, em alto e bom som: Eu sou fotógrafa.

Obrigada a todos que estiveram comigo até aqui, que me deram apoio, que acreditaram em mim, que me colocaram para cima quando eu estava mal. Obrigado do fundo do meu coração a todos vcs.

Obrigada a meus pais e minha irmã que sempre são os primeiros (e as vezes os únicos) a comentar nos meus posts.

E obrigada a você, a pessoa que eu citei nesse texto e que me fez, mais uma vez, enxergar a vida de outra forma. Te amo por tudo oque vc me faz, te amo por tudo que vc me faz ser.




Leia também

13 Comments On This Topic
  1. Débora posted
    28/01/2012 at 1:40 am

    Oi! Entrei nesse seu post por indicação de uma amiga. Quase que choro lendo o que vc escreveu pq parecia algo que eu poderia ter escrito. Passei por o que vc passou no final do ano passado e resolvi estudar fotografia (mas ainda estou passando pela fase de tentar me convencer que sou boa o suficiente pra trabalhar com isso). Amei seu blog, amei seu site. Já é uma fonte de inspiração.

    :)

  2. anna lygia posted
    30/10/2011 at 9:06 pm

    estou justamente na fase do criar coragem! quase na deprê… q maravilha encontrar um depoimento assim…

  3. Natalie posted
    20/10/2011 at 10:11 am

    Oi Marilia!
    Nós nos conhecemos nas fotos do TCC da Aline, lembra?
    Ela me falou do seu blog (para eu me inspirar e criar “coragem” pra seguir minhas metas) e eu amei! Quase chorei nesse post… Parabéns pelo seu trabalho e coragem de começar uma nova etapa, fazendo o que vc ama! Vc tem muito talento!
    Muito sucesso!

  4. Fran Portz posted
    02/08/2011 at 1:15 pm

    Amei, Ma!! Como eu já disse vc fala ao coração, tem muito talento e tudo vai dar certo! Torço por vc…bjos lindona

  5. Fernanda posted
    02/08/2011 at 12:19 pm

    Ai Má chorei!! JUROOO!!!
    Você ta mais que certa, queria muito ter essa sua coragem, siga em frente minha linda, vc tem muito talento e tudo vai dar mais que certo na sua vida!!!
    Boa Sorte na sua nova etapa =)

  6. Leninha posted
    02/08/2011 at 11:17 am

    Quer saber? Cada vez que vc sentir que tirou um peso do coração é sinal que JÁ DEU CERTO. Porque deixar o coração mais leve é a única coisa que realmente importa. O resto é conseguência.
    Estaremos sempre aqui por vc!
    Te amo!

    • Bruno posted
      02/08/2011 at 2:28 pm

      tinha que ter um LIKE aqui nesses comentários ;)

  7. Marina Pedroso posted
    02/08/2011 at 10:32 am

    Uau!Hoje vai ser dureza deixar uma mensagem a altura de seu texto desabafo e do comentário maravilhoso de sua prima Lu. Um agradecimento especial ao “B” pelo apoio e pelo amor que dedica a minha fotografa!

    Seja qual for à ocupação escolhida, todas estão ao nosso alcance, desde que tenhamos aptidão. Você demonstra talento vontade e prazer em realizar suas fotografias e vídeos.
    Muita gente quer atingir a meta sem ter saído do ponto de partida. Querem ser alguma coisa, fazer sucesso, sem ter feito alguma coisa para isso. Você hoje deu o primeiro passo para alcançar suas metas.
    Agora que escolheu a sua meta, tome a decisão de como vai alcançá-la. Tenha determinação para seguir adiante, sem desistir, caminhando passo a passo, com foco no alvo desejado. Não importa o que as outras pessoas façam, falem ou pensem, você não depende de estímulos externos para se manter motivada ou para acreditar em seu talento.Mesmo que algumas pessoas não assumam os compromissos com os quais você contava para seguir adiante, mesmo que pessoas lhe neguem apoio, que as circunstâncias mudem, ou se tornem hostis aos seus planos, busque a motivação e a determinação para continuar que está dentro de você!Acredite em seu potencial, acredite em VOCÊ!
    Seja uma pessoa que está sempre motivada, persevere para manter seus objetivos, tenha força e coragem para vencer e superar os obstáculos. Enfrente os desafios sem desanimar e não recue diante das adversidades. Tenha uma atitude positiva, renovada todos os dias. Você pode, e deve criar seu próprio sucesso! Acima de tudo, o sucesso é ser feliz!Corra atrás!
    “Somos o que somos e estamos onde estamos devido à nossa conduta!”

  8. Bruno posted
    02/08/2011 at 10:28 am

    “good things come to those who wait”

    Você é incrível, assim como o seu trabalho. Acredito muito em você e sei o quanto você ama o que faz.

    Estaremos juntos, sempre. Te amo!

  9. Luciana posted
    02/08/2011 at 12:43 am

    Correr atrás do sonho é o desejo de todo mundo nessa vida, Má. Há aqueles que admitem isso, há aqueles que dizem que não há nada disso. Não importa o que eles digam, porém, é fato que todo mundo tem esse desejo. Jogar td pro alto e fazer o que gosta. Jogar td pro alto e simplesmente ser feliz.

    O duro é que são poucas as pessoas que tem essa coragem. São raras as pessoas que enxergam a oportunidade quando ela surge e correm atrás dela sem olhar pra trás. É preciso ter força, é preciso ter coragem e é preciso ter uma baita de uma rede de apoio. E, pelo que eu vejo por aqui e pelo que eu sei, você tem tudo isso. E muito mais, Marília, vc tem talento. Um BRUTA de um talento. E vc vai longe…

    E toda essa sua rede de apoio – seus pais, sua irmã e esse alguém que é claramente sua “cara metade” – vai estar lá em cada passo do caminho, te aplaudindo de pé a cada vitória e te dando a mão a cada derrota. E quando seu futuro brilhante passar a ser um presente brilhante, eles com certeza estarão transbordando de orgulho…

    E, acredite, em algum lugar do mundo, eu vou estar orgulhosa pra caramba tb. Pq, sim, existe toda uma distância, caminhos q não se cruzam nunca e mto do que somos faz parte de um monte de lembranças de infância… Mas, sabe, eu torço mesmo assim, com todo o coração.

    Um dia eu vou dizer: sabe aquela fotógrafa fantástica? Conheço desde pequena! Na verdade, a gente brincava juntas. Pra ir mais longe, minha mãe apresentou os pais dela, sabia? É prima e eu tenho um bruta orgulho de dizer isso… =-)

    Parabéns pela coragem, Má! Espero conseguir fazer a mesma coisa um dia desses…

  10. alex atala posted
    02/08/2011 at 12:11 am

    Te espero na minha cozinha!!
    s2

    • Marilia posted
      02/08/2011 at 12:13 am

      S2

  11. renata pedroso posted
    02/08/2011 at 12:10 am

    =’) chorei…..!
    te amo muito!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


/%postname%/